1 minuto
Hoje em dia existe uma grande variedade de mochilas.
Vários tipos, modelos e tamanhos, tem mochila para acampar, andar de bike, para trekking, hiking, para o dia a dia, etc.
E com tantas opções, como escolher a mochila certa?
Separamos algumas dicas que vão te ajudar:
As mochilas acomodam a maioria da sua carga na parte mais eficiente do corpo: as costas. A maioria tem sistema de acolchoamento, alças anatômicas para os ombros, tiras de regulagem múltiplas, tira peitoral e barrigueira acolchoada, sendo assim a estrutura ajustada ao corpo precisa te proporcionar mobilidade e liberdade nos movimentos.
A capacidade das mochilas é medida em litros. Algumas possuem mecanismos que expandem essa capacidade, por tanto o peso pode variar.
Então sempre tenha em mente que ultrapassar o peso indicado pode forçar as costuras e diminuir a durabilidade da sua mochila.
Litragem das mochilas
Até 15 litros: Hidratação, fast run e bike.
De 15 a 25 litros: Um volume espaçoso para o dia a dia e suficiente para pernoite sem excessos.
De 25 a 40 litros: O tamanho ideal para um fim de semana.
De 40 a 60 litros: Pode acomodar volume de uma viagem de 3 dias à uma semana.
De 60 ou mais litros: Tamanho expedição, ideal para viagens de mais de uma semana. É também uma opção para quem carrega toda a bagagem como: barraca, suprimentos, baterias, etc, para todo o grupo. Também pode ser utilizada para mochilões.
A litragem máxima sugerida é de 85 a 90 litros.
Se sua preferência for utilizar pouco peso, desça uma categoria.
Quando a tentação de comprar um tamanho maior for grande, tenha cautela. Não compre uma mochila muito grande se realmente não precisar, pois a tendência é levar carga desnecessária. Afinal, um modelo compacto sempre será mais prático.
O indicado é carregar de 10 a 15% do seu peso corporal nas costas para não prejudicar a coluna, se a carga for maior, use rodinhas. Nunca carregue sua mochila na parte da frente do corpo, pois além da perda de mobilidade a coluna sofre desgaste extra.
O tamanho certo depende do seu tipo de caminhada, minimalista ou precisa ter “tudo”?
O mais importante é sentir-se confortável.
Grande abraço
Equipe Nautika
Comentários