3 minutos
Diante de uma grande variedade de modelos de anzóis, dizer qual é o mais eficiente depende de algumas características importantes.
Primeiro, cada anzol foi desenvolvido para uma determinada funcionalidade, por exemplo: pescar peixes de boca pequena, peixes de boca grande, os que têm boca voltada para a parte inferior da cabeça, outros que têm a boca voltada para cima.
Também têm os tipos de iscas a serem usadas, por exemplo: anzol para usar com um grão de milho ou um outro para usar com isca de minhoca. Assim vão variando os modelos.
Podemos dizer que o anzol mais eficiente é aquele que seja mais adequado ao tipo de pesca que você vai praticar. Ou seja, qual espécie de peixe, como é a sua boca, como costuma se alimentar, quais os tipos de iscas que vai usar, qual o tamanho dos peixes, tudo isso é importantíssimo.
A pesca começa em casa
É comum um pescador principiante ir à loja e comprar um único tipo de anzol e num só tamanho. Precisamos dizer que a pescaria começa em casa, estudando onde vai pescar, que tipos de peixes terá disponível, quais os tamanhos de peixes, quais iscas usar?
Assim poderá decidir sua tralha e os tipos de anzóis e tamanhos que vai comprar ou levar. Nunca leve só para um tipo de pesca. Procure ter opções, mesmo porque os anzóis no geral são baratos.
Uma observação importante é que a maioria dos pescadores que estão iniciando pensam na pesca só do peixe grande e compram uma tralha pesada, anzóis enormes e quando chegam no lugar, a grande maioria dos peixes disponíveis são peixes pequenos. Não vai dar certo.
Na maioria das vezes, a tralha para o peixe pequeno, também pega o peixe grande. Mas é necessário desenvolver a habilidade de controlar o peixe grande com uma tralha leve. Assim, se faz necessário ter um molinete ou carretilha.
O maior erro na pesca é improvisar. Ir pescar para passar o tempo.
Na verdade, o pescador não estará preocupado se vai pegar ou não. Mas geralmente, depois, reclama que não pegou nenhum peixe. Portanto, é sempre bom, já que vai pescar, se preparar corretamente para ter sucesso, agregando ao passeio muita alegria e felicidade com muitas capturas.
Tamanho do peixe
Amigos, outro aspecto importante para ter o anzol eficiente é sempre imaginar o tamanho da boca do peixe. Na maioria das vezes, para quem não tem muito conhecimento, usa um anzol maior que não cabe na boca do peixe. Assim, não vai pegar o peixe se o anzol não estiver dentro da boca dele. Isso é muito comum na pesca de Lambaris, Tilapinhas e Piaus. Também é preciso considerar que todos os peixes nascem pequenos e vão crescendo. Em cada fase é necessário usar um tamanho diferente de anzol, mas que sempre caiba na boca do peixe.
Para os grandes peixes, é importante saber que vai travar uma luta envolvendo muita força e resistência, então o anzol tem que atender essas necessidades, sendo fortes e resistentes para resistir até horas de embates. Principalmente na pesca oceânica ou os grande peixes de couro dos rios. Tudo tem que ser adequado.
Afie os anzóis
Um último detalhe para ter o anzol eficiente é ter um anzol afiado. Reaproveitar um anzol com a ponta comprometida é negar todo o esforço para se ter uma boa pescaria. Não vale a pena. Tenha sempre anzóis ao máximo afiados.
A matéria prima dos anzóis, na maioria das vezes, é de aço carbono por ser muito forte e de fácil afiação. Mas tem uma característica importante, ele oxida com muita facilidade.
Isso no caso em que a linha se rompa e o anzol fique na boca do peixe, em poucos dias ele se deteriora, não causando prejuízos ao peixe.
Busque conhecimento
Pescar é buscar conhecimento. Com conhecimento todos os anzóis são eficientes. Sejam do modelo Chinu (haste curta), Maruseigo (haste média) ou Baitholder (haste longa) sempre terão um uso adequado e fundamental.
A Pesca Brasil, disponibiliza anzóis em diversos modelos de haste curta, haste média e longa. Em tamanhos variados, para pesca leve até a pesca pesada. Produzidos com matérias primas de alto nível de qualidade, procura atender as expectativas de todos os pescadores.
Acesse a loja virtual “Nautika Lazer” e escolha os modelos adequados para você.
Um grande abraço e boas pescarias!
Texto escrito em parceria com Nelson Chiba.
Comments